Os desafios do governo Lula na volta do Congresso
André Barrocal entrevista o deputado federal Alencar Santana (PT-SP)
Deputados e senadores eleitos em outubro de 2022 vão assumir o mandato em 1° de fevereiro. No mesmo dia, irão eleger os presidentes da Câmara e do Senado. Os atuais comandantes das casas, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) respectivamente, vão disputar a reeleição e são favoritos. O que espera pelo governo Lula no futuro Congresso? Quais são os principais desafios que o petista terá na relação com os parlamentares? Sobre esses assuntos, o repórter André Barrocal entrevista o deputado Alencar Santana (PT-SP), líder na Câmara da oposição ao antigo governo Jair Bolsonaro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.