Os áudios do STM, a tortura escancarada na ditadura e a reação debochada dos militares

Sergio Lirio, Fabíola Mendonça e André Barrocal recebem o historiador Carlos Fico, da UFRJ

No Fechamento desta semana, a equipe de CartaCapital recebe Carlos Fico, historiador e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e responsável pela descoberta dos áudios de sessões do Superior Tribunal Militar (STM). As gravações, realizadas entre 1975 e 1985, revelam que ministros do STM, assim como membros do alto escalão das Forças Armadas, tinham conhecimento das torturas cometidas por agentes do regime militar. Veja também: Daniel Silveira enfrenta julgamento no STF. Tribunal de Contas da União (TCU) pode barrar a privatização da Eletrobras, um dos sonhos de Paulo Guedes. As novidades do ‘bolsolão do MEC’. Justiça britânica autoriza a extradição de Julian Assange, responsável pelos vazamentos do Wikileaks. E, na Ucrânia, uma nova ofensiva russa busca a tomada completa da região do Donbass.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.