O ‘tropeço’ de Bolsonaro diante de Moraes

Pedro Serrano, professor de Direito Constitucional, comenta os depoimentos dos oito réus no STF

No início desta semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu os depoimentos dos oito réus do núcleo crucial da trama golpista de 2022. O procedimento correu sem grandes problemas — trataram-se de depoimentos da defesa, não de testemunhos com compromisso da verdade ou sequer de obrigação a responder às perguntas. Entretanto, quando um depoente busca se defender, pode acabar se complicando: é o caso do ex-presidente Jair Bolsonaro que, ao responder a uma pergunta do ministro Alexandre de Moraes, reconhece que queria expedir um Estado de Sítio, por acreditar que eventuais recursos eleitorais não teriam eficácia.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.