O ‘tropeço’ de Bolsonaro diante de Moraes
Pedro Serrano, professor de Direito Constitucional, comenta os depoimentos dos oito réus no STF
No início desta semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu os depoimentos dos oito réus do núcleo crucial da trama golpista de 2022. O procedimento correu sem grandes problemas — trataram-se de depoimentos da defesa, não de testemunhos com compromisso da verdade ou sequer de obrigação a responder às perguntas. Entretanto, quando um depoente busca se defender, pode acabar se complicando: é o caso do ex-presidente Jair Bolsonaro que, ao responder a uma pergunta do ministro Alexandre de Moraes, reconhece que queria expedir um Estado de Sítio, por acreditar que eventuais recursos eleitorais não teriam eficácia.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.