O ‘tropeço’ de Bolsonaro diante de Moraes
Pedro Serrano, professor de Direito Constitucional, comenta os depoimentos dos oito réus no STF
No início desta semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu os depoimentos dos oito réus do núcleo crucial da trama golpista de 2022. O procedimento correu sem grandes problemas — trataram-se de depoimentos da defesa, não de testemunhos com compromisso da verdade ou sequer de obrigação a responder às perguntas. Entretanto, quando um depoente busca se defender, pode acabar se complicando: é o caso do ex-presidente Jair Bolsonaro que, ao responder a uma pergunta do ministro Alexandre de Moraes, reconhece que queria expedir um Estado de Sítio, por acreditar que eventuais recursos eleitorais não teriam eficácia.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



