O saldo da invasão ao Iraque, 20 anos depois

Reginaldo Nasser relembra a operação contra Saddam Hussein em 2003

Em 20 de março de 2003, forças dos Estados Unidos e de seus aliados iniciaram a invasão do Iraque de Saddam Hussein. Sob o argumento de combater o terrorismo e impedir a fabricação e o uso de armas de destruição em massa – nunca encontradas – a operação durou pouco mais de um mês, mas deu início a oito anos de ocupação militar e insurgências de menor escala que duram até hoje. Em novo vídeo no canal de CartaCapital, o professor de relações internacionais da PUC-SP Reginaldo Nasser relembra os motivos que levaram ao conflito e o saldo da invasão.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar