O que o Brasil tem a aprender com os países africanos
Mauricio Thuswohl entrevista João Bosco Monte, professor de Relações Internacionais da Universidade de Fortaleza e presidente do Instituto Brasil-África
O périplo do presidente Lula por três países da África em agosto foi o primeiro passo para o Brasil reconstruir as pontes com aquele continente, dinamitadas pelo governo Bolsonaro. Movimento essencial na estratégia política e econômica do governo, a retomada do diálogo envolverá política e meio ambiente, mas tem seu primeiro foco na aproximação comercial com os africanos, tema da 11ª edição do Fórum Brasil-África, que acontecerá em 31 de outubro e 1º de novembro em São Paulo, reunindo autoridades, empresários e representantes da sociedade civil. Presidente do Instituto Brasil-África, que organiza o evento, e professor de Relações Internacionais da Universidade de Fortaleza, João Bosco Monte falou ao repórter Maurício Thuswohl sobre os principais aspectos deste novo momento.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.