O que está causando seca na Amazônia e queimadas em São Paulo?
Novo episódio da série ‘Carta Explica’ aborda os incêndios em áreas rurais em São Paulo
Nas últimas semanas, o Brasil vem enfrentando uma onda de incêndios sem precedentes. São Paulo, Amazonas e outras regiões do país foram engolidas pelas chamas. No estado de São Paulo, 48 cidades foram atingidas. O fogo se espalhou rapidamente devido a dois fatores principais.
Primeiro, as condições climáticas adversas. Ventos fortes, baixa umidade do ar, estiagem prolongada e altas temperaturas. O segundo, igualmente preocupante, é a ação humana. O governo suspeita que uma onda de incêndio criminosos tenha intensificado as queimadas. Pelo menos três pessoas foram presas no interior de São Paulo. Em apenas três dias, a Defesa Civil registrou mais de 2.300 focos de incêndio, um recorde para agosto em 26 anos.
No Amazonas, os incêndios também atingiram níveis recordes. O Inpe reportou mais de 7 mil focos de calor em agosto – quase o dobro do ano passado. O estado enfrenta a pior seca em décadas, com 20 municípios em estado de emergência.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



