O desafio do voto jovem

Mobilização nas redes busca convencer adolescentes a participar do processo eleitoral deste ano

TSE, movimento estudantil, cantores e cantoras pop. Há uma intensa mobilização para que jovens de 16 e 17 anos tirem ou regularizem seus títulos de eleitor. Desde o início da campanha, mais de um milhão deles atenderam ao chamado e estão aptos a votar. Mas, apesar da melhora, uma velha tendência se mantém: os adolescentes brasileiros participam pouco do processo eleitoral.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.