O cerco ao Telegram, moristas no colo de Bolsonaro e Guedes na 2ª Guerra Mundial

Rodrigo Martins desvenda as principais fake news da semana, como as receitas de ‘gasolina caseira’ que circulam pelas redes sociais

Neste episódio do Manda no Zap, o jornalista Rodrigo Martins comenta o cerco do Supremo Tribunal Federal ao Telegram. Como o aplicativo vinha desrespeitando sistematicamente as determinações da Justiça brasileira, o ministro Alexandre de Moraes determinou que as plataformas e provedores de internet bloqueassem o funcionamento do app no Brasil, sob protestos de Jair Bolsonaro, o principal beneficiário da desinformação que corre solta por lá.

O programa também fala sobre a recuperação do ex-capitão nas sondagens eleitorais, sobre as gafes do ministro da Economia, Paulo Guedes, e sobre as fake news mais populares do momento, como a suposta doação de refinarias da Petrobras para a Bolívia feita por Lula e as receitas de “gasolina caseira” que circulam pelas redes sociais.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.