O Bolsonarismo é uma ameaça mundial
Reginaldo Nasser, professor de relações internacionais da PUC-SP, comenta o apoio internacional a Lula após a invasão da Praça dos Três Poderes por bolsonaristas
Desde a tarde deste domingo, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva vem recebendo dezenas de mensagens de apoio de líderes mundiais contra a tentativa de golpe perpetrada por manifestantes bolsonaristas. Nos EUA, parlamentares pedem a extradição de Jair Bolsonaro, refugiado na Flórida desde dezembro. A imprensa internacional dedicou grande espaço à cobertura dos ataques em Brasília. Para líderes como Biden, Trudeau e Macron, o Bolsonarismo é uma ameaça à democracia que bebe da mesma fonte do trumpismo. Saiba mais na análise do professor Reginaldo Nasser.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.