Novo livro expõe ‘cultura de abuso’ na Igreja
No ‘Brasil no Divã’, jornalistas Fábio Gusmão e Giampaolo Morgado Braga falam sobre a pesquisa que expôs 108 casos de pedofilia envolvendo padres católicos no País
Ao longo de três anos, os jornalistas Fábio Gusmão e Giampaolo Morgado Braga pesquisaram mais de 100 casos de abuso sexual contra menores cometidos por padres católicos – crimes que, muitas vezes, foram acobertados pela hierarquia da Igreja no Brasil. O resultado da apuração é o livro “Pedofilia na Igreja: Um dossiê inédito sobre casos de abusos envolvendo padres católicos no Brasil”, lançado em maio deste ano pela editora Máquina de Livros. O dossiê, porém, não se restringe apenas ao levantamento de crimes judicializados: Avança sobre os desdobramentos judiciais, o impacto na vida das vítimas e a impunidade da Igreja no País. Saiba mais no programa “Brasil no Divã”, apresentado por Ingrid Gerolimich.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.