Na reta final, Lula se une a artistas em busca do ‘voto útil’ contra Bolsonaro
Reportagem de CartaCapital acompanhou o ato do ex-presidente em São Paulo
Na última semana de campanha no primeiro turno, o ex-presidente Lula (PT) reuniu em São Paulo centenas de apoiadores, entre eles artistas, influenciadores e lideranças de movimentos sociais. Mobilizados por pesquisas que indicam chances de vitória de Lula no primeiro turno, apoiadores demonstram preocupação com eleitores contrários ao presidente Jair Bolsonaro (PL) que pretendem votar em candidatos da “terceira via”. Em sondagens recentes, Lula aparece no patamar de 50% dos votos válidos. Para eleitores do petista, tornou-se decisivo atrair indecisos e virar votos de quem considera optar por Ciro Gomes (PDT) ou Simone Tebet (MDB). Saiba mais na reportagem de Victor Ohana, com imagens de Natália Moraes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.