Muito, muito próximo de Gaza
A ‘Global Sumud Flotilla’ reunia delegações de 44 países
Uma flotilha com mais de 50 barcos navegava rumo a Gaza quando foi interceptada pelo exército de Israel em alto-mar. Do Mediterrâneo, um ativista brasileiro narrou a Jamil Chade os instantes finais da travessia. Até que o silêncio tomou o barco.
[Atualização, 03/10 às 17h00: Segundo informações da Embaixada do Brasil em Tel Aviv, após a publicação deste episódio, os ativistas Miguel Viveiros de Castro e João Aguiar, que estavam a bordo de embarcações que faziam parte da flotilha Global Sumud, foram encontrados e estão detidos na prisão Ketziot, o maior centro de detenção israelense, sendo submetidos a trâmites jurídicos definidos pelas autoridades locais e no aguardo de deportação.]
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



