Marta Suplicy volta ao PT entre a esperança e a desconfiança
Reportagem de CartaCapital mostra o que a militância pensa sobre o retorno da ex-prefeita ao partido
Marta Suplicy foi oficialmente filiada ao Partido dos Trabalhadores nesta sexta-feira 2. O retorno, após um hiato de oito anos, marca também o lançamento da pré-candidatura de Guilherme Boulos (PSOL), que a terá como vice na disputa pelas eleições para prefeito em São Paulo. No ato, a ex-prefeita reforçou a expectativa de que as eleições na capital paulista sejam o nova arena de enfrentamento ao bolsonarismo na política brasileira. Os eleitores e apoiadores presentes destacam a esperança de que a chapa saia vitoriosa na disputa – mas também cobram um autocrítica da ex-prefeita diante dos comentários negativos que fez sobre o PT há poucos anos, e também pelo voto a favor do impeachment de Dilma Rousseff.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.