Maduro e Milei, dores de cabeça para Lula
Equipe de CartaCapital comenta as principais notícias da semana no programa ‘Fechamento’
No programa FECHAMENTO desta quinta-feira, a equipe de CartaCapital comenta as principais notícias da semana. Neste episódio, as dores de cabeça sul-americanas de Lula. Na Argentina, o presidente brasileiro confirmou que não irá à posse do extremista Javier Milei no domingo 10. Para representar o governo brasileiro, Lula mandará o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Mais ao norte, o Brasil observa a crise entre Venezuela e Guiana. No domingo 3, o governo de Nicolás Maduro anunciou o resultado de uma consulta popular a respeito da possível anexação do Essequibo, território da Guiana disputado pela Venezuela desde o século XIX. O exército brasileiro já se prepara para reforçar a presença nas regiões de fronteira, em Roraima. Nesta quinta-feira, o governo dos EUA anunciou que realizará uma manobra aérea militar na região disputada.
Para ajudar a compreender o cenário internacional, o programa conta com a participação de Pedro Silva Barros, pesquisador do IPEA.
Veja também: A participação do Brasil na COP-28 e a visita de Lula ao chanceler alemão Olaf Scholz. A privatização da Sabesp. Os números da economia: PIB brasileiro cresce 0,1% no terceiro trimeste de 2023. E a tragédia em Maceió: Bairros inteiros sob risco de desabamento devido às atividades de mineração da Braskem.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



