Maduro e Milei, dores de cabeça para Lula

Equipe de CartaCapital comenta as principais notícias da semana no programa ‘Fechamento’

No programa FECHAMENTO desta quinta-feira, a equipe de CartaCapital comenta as principais notícias da semana. Neste episódio, as dores de cabeça sul-americanas de Lula. Na Argentina, o presidente brasileiro confirmou que não irá à posse do extremista Javier Milei no domingo 10. Para representar o governo brasileiro, Lula mandará o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Mais ao norte, o Brasil observa a crise entre Venezuela e Guiana. No domingo 3, o governo de Nicolás Maduro anunciou o resultado de uma consulta popular a respeito da possível anexação do Essequibo, território da Guiana disputado pela Venezuela desde o século XIX. O exército brasileiro já se prepara para reforçar a presença nas regiões de fronteira, em Roraima. Nesta quinta-feira, o governo dos EUA anunciou que realizará uma manobra aérea militar na região disputada.

Para ajudar a compreender o cenário internacional, o programa conta com a participação de Pedro Silva Barros, pesquisador do IPEA.

Veja também: A participação do Brasil na COP-28 e a visita de Lula ao chanceler alemão Olaf Scholz. A privatização da Sabesp. Os números da economia: PIB brasileiro cresce 0,1% no terceiro trimeste de 2023. E a tragédia em Maceió: Bairros inteiros sob risco de desabamento devido às atividades de mineração da Braskem.

Sebastião Moura

Sebastião Moura
Videorrepórter

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar