Maceió em alerta: Entenda os riscos de colapso da mina da Braskem
Saiba mais na nova edição do Carta Explica, com apresentação da repórter Marina Verenicz
Maceió, capital do estado de Alagoas, está sob alerta máximo por conta do risco iminente de colapso de uma mina de petroquímica Braskem. A Defesa Civil alerta que o desabamento “é apenas uma questão de tempo”. Especialistas alertam para a possibilidade de formação de uma cratera de 152 metros de raio. Essa situação é resultado de 40 anos de exploração de minério de sal-gema na área urbana de Maceió. Em março de 2018, tremores de terra causaram o afundamento de solos em cinco bairros de Maceió. Cerca de 60 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e mais de 200 mil pessoas foram afetadas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.