Lula precisa das ruas. O PT sabe se reconectar com elas?
No ‘Poder em Pauta’ da semana, André Barrocal recebe o ex-ministro Gilberto Carvalho
A posse de Luiz Inácio Lula da Silva em 1º de janeiro de 2023 tem sido planejada por seu time para ser uma festa popular e reunir um grande público em Brasília. A vitória apertada contra Jair Bolsonaro na eleição e as dificuldades políticas e econômicas à espera de Lula levam alguns de seus aliados a avaliar que o petista precisará de muito apoio das ruas para governar. Mas, como reconectar o PT com as “massas”, com os brasileiros não-militantes e impedir a repetição de fenômenos como as jornadas de junho de 2013 e o impeachment de Dilma Rousseff em 2016? Como, enfim, politizar o cidadão comum, diante do avanço das redes sociais e das igrejas evangélicas? Sobre esses assuntos, o repórter André Barrocal entrevista AO VIVO Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete de Lula na Presidência e ex-secretário-geral da Presidência com Dilma Rousseff.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.