Lula e Bolsonaro decidirão as eleições em 2024?
Jorge Chaloub, cientista político e professor da UFRJ, fala sobre a provável polarização no pleito municipal deste ano
Com o encerramento de 2023, os olhos da política se voltam para a eleição municipal de 2024, a primeira disputa nas urnas desde o início do terceiro mandato do presidente Lula (PT). O petista, a propósito, aposta que o pleito nas cidades reproduzirá a polarização de 2022 – ou seja, entre Lula e Bolsonaro. A avaliação faz sentido, considerando o fato de que o ex-capitão está inelegível por oito anos? Quais as perspectivas para o campo progressista na eleição? E quais são os principais desafios da esquerda? Para oferecer uma reflexão sobre esses e outros temas, o editor Leonardo Miazzo entrevista Jorge Chaloub, cientista político e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.