Lula ‘antissistema’ e a batalha do imposto de renda
No ‘Poder em Pauta’ da semana, André Barrocal entrevista o Secretário Nacional de Comunicação do PT, Éden Valadares
Os protestos de 21 de setembro contra o Congresso mostraram que não é só o bolsonarismo que consegue botar gente na rua. As manifestações pediam o enterro da proteção de congressista fora da lei e de anistia a golpista, um combo preparado na Câmara dos Deputados. Os senadores entenderam o recado e sepultaram a chamada “PEC da Blindagem”. A anistia segue ainda um fantasma na Câmara. Seu relator, Paulinho da Força (SD-SP), diz que não haverá perdão, e sim redução de penas. O bolsonarismo não aceita, quer anistia total. O governo e o PT também não, repudiam inclusive redução de penas. Para tentar dobrar o governo, Paulinho usa a proposta lulista de dar isenção de imposto de renda para salários de até 5 mil e de taxar mais os milionários. O relator desse projeto é Arthur Lira (PP-AL), em cujo gabinete tinha sido selado o acordo que levou milhares às ruas. Lula conta com a aprovação da lei para ter mais chances de reeleição no ano que vem e para ajudá-lo no figuro de “antissistema”. Sobre esses assuntos, o repórter André Barrocal entrevista Éden Valadares, Secretário Nacional de Comunicação do PT.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



