Liderada pela esquerda, a mobilização pelo fim da jornada 6×1 ganha tração nas redes
No ‘Fechamento’ da semana, a equipe de CartaCapital recebe o jurista Jorge Luiz Souto Maior
Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins entrevistam o jurista Jorge Luiz Souto Maior, desembargador aposentado e professor livre-docente de Direito do Trabalho na USP. Em debate, a mobilização puxada por lideranças do campo progressista pela redução da jornada semanal de trabalho e o fim da escala 6×1, objeto de uma PEC de autoria da deputada federal Erika Hilton, do PSOL. Enfim, uma proposta concreta apresentada pela esquerda aos trabalhadores que gera intensa repercussão nas redes sociais e pauta o debate em Brasília.
O programa também apresenta os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. O audacioso ataque do PCC no aeroporto de Guarulhos expõe o despreparo do Estado para frear a metástase do crime organizado. A Polícia Federal está perto de concluir os últimos inquéritos contra Jair Bolsonaro, a sonhar com uma anistia no Congresso. Em São Paulo, a péssima qualidade do serviço funerário privatizado une opositores e governistas pela anulação dos contratos. E mais: a indigência registra alta de 11 pontos porcentuais na Argentina desde a posse de Javier Milei.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.