Irã vs. Israel: quem venceu a operação do fim de semana?

Reginaldo Nasser, professor de Relações Internacionais da PUC-SP, comenta o ataque iraniano com mísseis e drones contra o território de Israel

Neste sábado 13, o Irã realizou, pela primeira vez, um ataque com mísseis e drones direto de seu território contra o Estado de Israel. O ataque, de acordo com as autoridades iranianas, seria uma resposta ao bombardeio israelense contra a missão diplomática do Irã em Damasco, capital da Síria, no início de abril. Poucas horas após os primeiros disparos, o governo do Irã anunciou o fim da operação, enquanto Israel afirma ter derrubado a grande maioria dos projéteis. O ataque serviu como um teste das capacidades defensivas israelenses – ao mesmo tempo, entretanto, fica mais clara a dependência de Tel Aviv pelo apoio militar do ocidente. Saiba mais na análise de Reginaldo Nasser, professor de Relações Internacionais da PUC-SP.

Cacá Melo

Cacá Melo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar