Golpismo no ar: O que querem os militares?
No ‘Política na Veia’ desta semana, Sergio Lirio, Luís Nassif e Cláudio Couto comentam as novas manobras do bolsonarismo
Um arquivo de áudio enviada por Augusto Nardes a um grupo de empresários do agronegócio reacendeu o sinal de alerta sobre as insinuações golpistas. Na mensagem vazada, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) menciona um “movimento muito forte nas casernas” e afirma que está prestes a ocorrer “um desenlace bastante forte na nação”. Dias antes, uma declaração de Walter Braga Netto, vice na chapa de Jair Bolsonaro nas eleições, foi recebida como um recado para os manifestantes nas portas dos quartéis: “Não percam a fé, é só isso o que eu posso falar para vocês agora”. Enquanto o golpismo ressurge no ar, a equipe do novo presidente Lula continua os trabalhos do governo de transição. Para debater esses temas, o programa POLÍTICA NA VEIA conta com a participação do redator-chefe de CartaCapital, Sergio Lirio; do cientista político Cláudio Couto; e do jornalista Luis Nassif, do portal GGN. Acompanhe!
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



