Golpes, autoritarismos e lawfare

A poucas semanas da marca de sessenta anos do Golpe Militar de 1964, o professor Pedro Serrano as origens do golpismo e das várias formas de autoritarismo pela ótica do direito constitucional. Como as ideias e os conceitos de ditadura, direitos individuais e estado de […]

A poucas semanas da marca de sessenta anos do Golpe Militar de 1964, o professor Pedro Serrano as origens do golpismo e das várias formas de autoritarismo pela ótica do direito constitucional. Como as ideias e os conceitos de ditadura, direitos individuais e estado de exceção evoluíram ao longo dos séculos? Entenda também como as ferramentas do golpismo mudaram ao longo do século XX, passando dos ditadores fascistas e dos tanques nas ruas para estratégias mais sutis, como o lawfare e a perseguição a grupos minoritários.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.