Genoino critica ‘acomodação da esquerda’ e cobra mudança de rumo do governo Lula
‘O primeiro grande desafio da esquerda é apresentar um projeto sobre o futuro’, afirmou o ex-deputado em entrevista a CartaCapital
Ex-presidente nacional do PT, José Genoino diz considerar que a reeleição de Lula (PT) em 2026 será possível somente se o presidente corrigir a rota. Para o petista, o Brasil vive um momento de crise sistêmica e tem como uma das suas principais manifestações a ascensão de uma “extrema-direita fascista”. Neste cenário, afirma o ex-deputado federal por São Paulo em entrevista a CartaCapital, seria necessário uma “inflexão radical à esquerda”, ainda que isso signifique derrotas no Congresso. Segundo ele, a governabilidade baseada apenas na negociação com o Centrão não é suficiente — é preciso tensionar, disputar politicamente. “O governo tem que ter um pé no palácio e outro nas ruas”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.