Genoino critica ‘acomodação da esquerda’ e cobra mudança de rumo do governo Lula
‘O primeiro grande desafio da esquerda é apresentar um projeto sobre o futuro’, afirmou o ex-deputado em entrevista a CartaCapital
Ex-presidente nacional do PT, José Genoino diz considerar que a reeleição de Lula (PT) em 2026 será possível somente se o presidente corrigir a rota. Para o petista, o Brasil vive um momento de crise sistêmica e tem como uma das suas principais manifestações a ascensão de uma “extrema-direita fascista”. Neste cenário, afirma o ex-deputado federal por São Paulo em entrevista a CartaCapital, seria necessário uma “inflexão radical à esquerda”, ainda que isso signifique derrotas no Congresso. Segundo ele, a governabilidade baseada apenas na negociação com o Centrão não é suficiente — é preciso tensionar, disputar politicamente. “O governo tem que ter um pé no palácio e outro nas ruas”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



