Ensino Médio, marca do governo Lula 3?
André Barrocal entrevista Idilvan Alencar, deputado federal (PDT-CE) e um dos vice-presidentes da Comissão de Educação da Câmara
A Câmara dos Deputados acaba de aprovar uma lei para desfazer parte da reforma do ensino médio feita em 2017, no governo Michel Temer. A mudança, proposta em 2023 pelo governo Lula, aumenta o ensino do conteúdo mais abrangente e humanista e reduz aquele que é mais específico e técnico. Ela ainda precisa ser examinada no Senado. O ensino médio é o de maior abandono pelos alunos no Brasil, realidade explicada sobretudo pelas carências sociais do País. Muitos jovens precisam trabalhar para sobreviver e para ajudar a família. Para enfrentar essa evasão, o governo começará a pagar a partir de 26 de março uma bolsa aos estudantes do ensino médio. É o programa Pé-de-Meia. Sobre esses assuntos, o repórter André Barrocal entrevista o deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), ex-presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação e um dos vice-presidentes da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.