Eliziane Gama (PSD-MA) explica os próximos passos da CPMI do Golpe

No ‘Direto da Redação’, os repórteres Victor Ohana e Wendal Carmo entrevistam a relatora da CPMI do 8 de Janeiro

A relatora da CPMI dos atos golpistas do dia 8 de Janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), é a convidada desta sexta-feira no programa DIRETO DA REDAÇÃO. Em entrevista aos repórteres Victor Ohana e Wendal Carmo, ela irá falar sobre como os membros da comissão reagiram ao depoimento de Mauro Cid, na última quarta-feira. O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro se recusou a responder todas as perguntas feitas pelos parlamentares – recusando-se a falar, até mesmo, quando indagado sobre sua própria idade. A CPMI, nesta quinta-feira, acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra Cid por “abuso do direito ao silêncio”. Quais as expectativas da comissão sobre essas ações? O que esperar da quebra dos sigilos do aliado de Jair Bolsonaro?

Veja também: As polêmicas do Congresso da União Nacional dos Estudantes, a UNE, em Brasília. Durante seu discurso, na quarta-feira, o ministro do STF Luís Roberto Barroso afirmou que “derrotamos o bolsonarismo” – Uma declaração que gerou mal-estar e motivou um telefonema de Barroso ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, após parlamentares bolsonaristas pedirem o impeachment do ministro do Supremo. E o fim das escolas cívico-militares: Apesar da decisão do governo Lula de extinguir o programa, uma das principais mandeiras morais de Jair Bolsonaro, governadores ligados ao ex-presidente contrariam o MEC e afirmam que irão manter os colégios militarizados.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar