Eleições na França, golpe frustrado na Bolívia
A equipe de CartaCapital comenta as principais notícias da semana no programa ‘Fechamento’
No ‘Fechamento’, Sergio Lirio e Mariana Serafini recebem convidados especiais para debater os principais assuntos da semana. Neste episódio, a historiadora Silvia Capanema, professora adjunta da Universidade de Sorbonne, discute as perspectivas para as eleições parlamentares na França, marcadas pela ameaça da extrema-direita de Marine Le Pen e Jordan Bardella. Na sequência, o sociólogo Wilbert Villca López comenta a tentativa de golpe na Bolívia. A quartelada, liderada pelo general Juan José Zúñiga, foi debelada após forte reação do governo de Luis Arce, da comunidade internacional e dos movimentos populares.
Veja também: Supremo Tribunal Federal define a tese do julgamento em que descriminalizou o porte de maconha para consumo pessoal. A Corte definiu em 40 gramas a quantidade de maconha para diferenciar usuário de traficante. A reação do Congresso à decisão do STF. E ainda: após 16 anos, o plano nacional para erradicar as formas contemporâneas de escravidão será atualizado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.