Do muro de Berlim ao muro antidrones

O conflito entre Rússia e Ucrânia mostrou como os veículos aéreos não-tripulados são capazes de redefinir a guerra

Mais de trinta anos após a queda do Muro de Berlim, uma nova barreira pode dividir a Europa. Mas não será uma muralha de concreto e pedra, e sim um muro invisível: uma barreira eletrônica contra drones russos. No novo episódio de “De Cabeça para Baixo”, Jamil Chade analisa como deve funcionar essa nova linha de defesa.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.