CPI quer saber ‘objetivo real’ da operação policial no Rio
No ‘Poder em Pauta’ da semana, André Barrocal recebe o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator da ‘CPI das Facções’
A CPI do Crime Organizado acaba de ser instalada no Senado. Havia sido proposta no início do ano, no embalo do medo crescente da população quando o assunto é violência, mas só saiu do papel após o debate nacional provocado pela matança policial no QG do Comando Vermelho no Rio de Janeiro. Esclarecer o objetivo da Operação Contenção levada adiante pelo governo Claudio Castro é uma das intenções da comissão. Ouvir especialistas e agentes públicos também é. “Dar palanque para bandido”, não, embora haja membro da CPI interessado em chamar integrantes de facções criminosas para depor. Sobre esses assuntos, o repórter André Barrocal entrevista o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), proponente e relator da CPI.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



