Congresso vs. Governo, Europa vs. Mercosul

Paulo Nogueira Batista Jr., ex-vice-presidente do ‘Banco dos BRICS’, fala sobre as consequências da possível queda do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul

A equipe de CartaCapital comenta as principais notícias da semana no programa FECHAMENTO desta quinta-feira. Neste episódio: Em meio aos protestos de agricultores na Europa – especialmente na Alemanha e na França, maior potência agrícola do continente -, o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia torna-se cada vez mais distante. “A França se opõe claramente à assinatura do tratado do Mercosul”, disse o primeiro-ministro Gabriel Attal, reiterando que o presidente Emmanuel Macron “sempre se opôs” ao acordo. Veja também: As novas disputas entre o Governo Lula e o Congresso. A despedida de Flávio Dino e a posse de Ricardo Lewandowski no Ministério da Justiça. E as operações da Polícia Federal contra Carlos Bolsonaro e Alexandre Ramagem no caso da “Abin Paralela”.

O ‘Fechamento’ desta quinta-feira conta também com a participação do economista Paulo Nogueira Batista Jr., ex-vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento – o “Banco dos BRICS”.

Cacá Melo

Cacá Melo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.