Congresso vs. Governo, Europa vs. Mercosul

Paulo Nogueira Batista Jr., ex-vice-presidente do ‘Banco dos BRICS’, fala sobre as consequências da possível queda do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul

A equipe de CartaCapital comenta as principais notícias da semana no programa FECHAMENTO desta quinta-feira. Neste episódio: Em meio aos protestos de agricultores na Europa – especialmente na Alemanha e na França, maior potência agrícola do continente -, o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia torna-se cada vez mais distante. “A França se opõe claramente à assinatura do tratado do Mercosul”, disse o primeiro-ministro Gabriel Attal, reiterando que o presidente Emmanuel Macron “sempre se opôs” ao acordo. Veja também: As novas disputas entre o Governo Lula e o Congresso. A despedida de Flávio Dino e a posse de Ricardo Lewandowski no Ministério da Justiça. E as operações da Polícia Federal contra Carlos Bolsonaro e Alexandre Ramagem no caso da “Abin Paralela”.

O ‘Fechamento’ desta quinta-feira conta também com a participação do economista Paulo Nogueira Batista Jr., ex-vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento – o “Banco dos BRICS”.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.