Começa o julgamento dos golpistas do 8 de Janeiro

Sergio Lirio e Fabiola Mendonça comentam as principais notícias da semana no programa ‘Fechamento’

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta quinta-feira 14, o primeiro réu julgado pelos atos golpistas do dia 8 de Janeiro: Aécio Lúcio Costa Pereira recebeu uma pena de 17 anos de reclusão pelos crimes de dano qualificado, deterioração de patrimônio público tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e associação criminosa. O placar foi de 8 a 3 pela condenação. O relator, ministro Alexandre de Moraes também determinou o pagamento de 100 dias-multa e R$ 30 milhões em danos morais coletivos – valor que deverá ser ressarcido em conjunto com outros réus. No programa FECHAMENTO desta quinta-feira, Fabiola Mendonça e Sergio Lirio comentam o julgamento e também as principais notícias da semana: A participação do presidente Lula na cúpula do G20 na Índia, a discussão sobre a possível prisão do presidente russo Vladimir Putin em eventual visita ao brasil, a nova reforma ministerial e a operação da PF que mirou suposta fraude na intervenção federal no Rio de Janeiro, em 2018. O general Braga Netto é um dos alvos da PF.

Cacá Melo

Cacá Melo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar