Combate à fome e taxação de ricos, temas do G20 no Rio
André Barrocal entrevista Mauricio Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores, no ‘Poder em Pauta’ da semana
Os ministros das finanças dos países do G20, grupo das maiores economias do mundo e que tem o Brasil no comando rotativo até novembro, vão se reunir dias 24 e 25 de julho no Rio de Janeiro. Fernando Haddad, ministro da Fazenda brasileiro, defenderá durante o encontro, mais uma vez, a criação de um imposto global sobre os super-ricos, ideia que tem oposição do governo americano. O que é consenso e será anunciado no Rio é a formação de uma Aliança Global contra a Fome. O presidente Lula participará da reunião, foi ele quem propôs a “aliança”. Durante o encontro do G20 no Rio, agências da ONU (Organização das Nações Unidas) vão divulgar a versão 2024 de um relatório anual sobre segurança alimentar no mundo. Sobre esses assuntos, o repórter André Barrocal entrevista o embaixador Mauricio Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.