Com anistia e blindagem, Congresso vira alvo das ruas

André Barrocal entrevista o ministro Paulo Teixeira no ‘Poder em Pauta’ da semana

A Câmara dos Deputados decidiu votar com urgência uma lei de anistia para golpista. O projeto apresentado em 2023 por Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) vai ganhar a cara final pelas mãos de Paulinho da Força (SD-SP), designado relator por Hugo Motta (Republicanos-PB), o presidente da Câmara. Em manifestações iniciais, Paulinho disse que não haverá anistia geral, ao contrário do que deseja Jair Bolsonaro. O que vem por aí é, possivelmente, mudança nas penas existentes no Código Penal para tentativa de golpe (de 4 a 12 anos de prisão) e para tentativa de abolir com violência o Estado Democrático de Direito (de 4 a 8 anos). As punições foram fixadas em uma lei de 2021, sancionada justamente por Bolsonaro quando presidente. Sobre esses assuntos, o repórter André Barrocal entrevista Paulo Teixeira, autor da lei contra golpe de Estado e atual ministro do Desenvolvimento Agrário.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar