‘Brasil será o grande líder da economia verde’
André Barrocal entrevista Rodrigo Rollemberg, ex-governador do Distrito Federal e atual Secretário de Economia Verde do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
O governo vai lançar em 22 de janeiro uma nova política industrial, com medidas para tentar qualificar o parque produtivo e gerar empregos num setor que paga salários melhores do que a agricultura e o comércio, por exemplo. Entre as seis eixos do programa, chamadas de “missões”, um deles é “bioeconomia, descarbonização e transição energética”. A crise climática é vista pelo governo como uma oportunidade de desenvolvimento do país. O Brasil tem potencial para tirar proveito do bonde mundial do “esverdeamento”. Temos fontes de energia renováveis e limpas em abundância e uma das maiores florestas do planeta, entre outras vantagens. O que o Brasil começou a plantar em 2023? E o que fará em 2024? Sobre esses assuntos, o repórter André Barrocal entrevista Rodrigo Rollemberg, Secretário de Economia Verde, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.