BNDES reforça atuação na área social
Fabiola Mendonça entrevista Tereza Campelo, ex-ministra do Desenvolvimento Social e atual diretora socioambiental do BNDES
Principal banco de desenvolvimento do Brasil e um dos maiores do mundo, o BNDES lançou, há pouco mais de um ano, o programa “BNDES Periferias”, destinado ao financiamento de projetos que promovam a inclusão social e a sustentabilidade ambiental nas comunidades mais pobres ou desassistidas do País. A instituição financeira também tem realizado investimentos robustos na capacitação de empreendedores periféricos, estimulando a geração de renda e o fortalecimento do protagonismo comunitário.
Sob o guarda-chuva do programa, o banco lançou, em março de 2024, os projetos “Polos BNDES” e “Periferias Empreendedoras”, que já estão em sua terceira etapa e somam um investimento total de 150 milhões de reais. Em abril deste ano, foram anunciadas mais duas iniciativas: o “Periferias Verdes”, voltado à inclusão produtiva por meio de ações de economia circular, agricultura urbana e resiliência climática; e o “Periferias Fortes”, que tem como objetivo selecionar executores para fortalecer organizações sociais atuantes nas periferias das regiões Norte e Nordeste. Juntas, essas duas iniciativas representam um investimento adicional de 85 milhões de reais, elevando o total destinado ao BNDES Periferias para 235 milhões.
Na entrevista à repórter Fabiola Mendonça, a diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello, explica detalhes do projeto.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.