Ato de Javier Milei seduz jovens ‘exauridos’ com a Argentina
André Lucena, repórter de CartaCapital, acompanhou o último ato da campanha do ‘anarcocapitalista’ em Buenos Aires
O discurso de campanha do Javier Milei, na Argentina, é de denúncia contra o que ele chama de ‘casta’ política do país. Seduzidos pela anarquia ultraliberal do candidato, jovens argentinos aderem ao corolário do ‘loco’ e acreditam que Milei poderá livrar a Argentina da crise econômica. Seu último ato de campanha, realizado na quarta-feira 18, em Buenos Aires, foi marcado pelos brados de eleitores contra as ‘elites’ do país. A juventude que apoia o ‘anarcocapitalista’ não sabe, por exemplo, o que é viver em um país sem crise, e por isso se dizem ‘esgotados’. Milei é mais do que um candidato: é um personagem que usa as redes sociais para promover o seu discurso estridente. A maioria dos seus apoiadores mais jovens, por exemplo, viu Milei pela primeira vez através das redes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.