Aniversário do Golpe, o PL da Anistia e a ‘ditadura da extorsão’ de Trump
Sergio Lirio, Luís Nassif e Claudio Couto discutem a mobilização bolsonarista pelo PL da Anistia
No segundo episódio do “Política na Veia”, a equipe discute as mobilizações no Congresso por um “PL da Anistia” — uma manobra para livrar de qualquer punição os participantes dos ataques do 8 de Janeiro e, de quebra, socorrer os próprios mandantes da tentativa de golpe, como Jair Bolsonaro. Motivados pela concessão de prisão domiciliar a Débora Rodrigues dos Santos, a cabeleireira que pichou a estátua da Justiça em frente ao STF com a frase “perdeu, mané”, deputados bolsonaristas também partem para a discussão da dosimetria das penas impostas pelo Supremo aos envolvidos no 8/1.
Veja também: prestes a decretar taxas exorbitantes contra exportações de todos os países estrangeiros, o governo Trump continua os ataques contra imigrantes, as universidades e contra governadores e prefeitos democratas. O gabinete do bilionário, agora, aposta também na chantagem financeira, ameaçando reter repasses para dirigentes que não derrubarem políticas de defesa de minorias.
O “Política na Veia” conta com a participação de Sergio Lirio, redator-chefe de CartaCapital; do jornalista Luis Nassif, do Jornal GGN; e do cientista político Claudio Couto, do canal do YouTube e podcast Fora Da Política Não Há Salvação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



