Amazônia sem lei, Bolsonaro histérico e o retorno dos fiscais do Sarney

Rodrigo Martins apresenta o novo episódio do Manda no Zap

Neste episódio, Rodrigo Martins comenta a criminosa negligência do governo nas buscas pelo indigenista Bruno Araújo Pereira e pelo jornalista britânico Dom Phillips. Como se não tivesse responsabilidade no episódio, Bolsonaro especulou desde o primeiro momento que eles foram vítimas de uma emboscada e recriminou a “aventura” da dupla na floresta. O Exército, por sua vez, desperdiçou dois dias esperando “ordens superiores” para sair da inércia e mobilizar uma força-tarefa para procurá-los na floresta.

Enquanto o mundo acompanhava atônito os desdobramentos do caso e cobrava respostas das autoridades brasileiras, Bolsonaro estava, porém, preocupado com outro assunto: a confirmação da cassação do mandato do deputado estadual Fernando Francischini por fazer alegações falsas de fraude nas eleições de 2018, um crime que o ex-capitão se habituou a cometer sem qualquer punição.

O programa também fala sobre o desesperado apelo de Bolsonaro e Paulo Guedes para os donos das redes varejistas congelarem os preços dos alimentos. E, claro, apresenta as fake news mais populares do momento. Tem gente recorrendo até à criaçao de um humorista para veicular a delirante tese de um conluio do Datafolha com o PT para fraudar as eleições deste ano.

Cacá Melo

Cacá Melo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar