A ‘tomada de poder’ pelo Congresso em uma década
No ‘Poder em Pauta’ da semana, André Barrocal entrevista o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) sobre o ‘parlamentarismo disfarçado’ no Brasil
O Congresso tem feito jogo duro com o presidente Lula e o Supremo Tribunal Federal (STF). A explosão de verba orçamentária para as chamadas “emendas parlamentares” em dez anos deixou deputados e senadores dispostos a tomar o poder e governar de fato, numa espécie de “parlamentarismo disfarçado”. Membros do alto escalão governamental dizem que a única linguagem que os congressistas entendem hoje é a das emendas. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu recentemente a adoção formal do “semipresidencialismo”, um eufemismo para parlamentarismo que está na gaveta dele desde 2022. Sobre esses assuntos, o repórter André Barrocal entrevista Chico Alencar, deputado federal pelo PSOL do Rio de Janeiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.