A ordem internacional à deriva
Reginaldo Nasser comenta o novo conflito entre Índia e Paquistão, duas potências nucleares
Enquanto o noticiário internacional dá toda atenção à eleição do novo papa, Leão XIV, outro assunto passou despercebido: o novo conflito que parece eclodir na Caxemira, entre Índia e Paquistão. Trata-se de um conflito histórico entre duas potências nucleares, com raízes no processo de decolonização dos dois países na década de 1940.
O pontífice anterior, Francisco, fez diversas declarações em favor da paz — em especial, pelo fim do conflito na Faixa de Gaza. Entretanto, tanto no caso da invasão da Palestina por Israel quanto da guerra entre Rússia e Ucrânia e do conflito entre Índia e Paquistão nota-se uma ausência ou negligência da comunidade internacional. Nas palavras do professor Reginaldo Nasser, estamos “totalmente desprovidos de autoridade internacional. As declarações não surtem efeito nenhum”. Saiba mais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



