A ordem internacional à deriva

Reginaldo Nasser comenta o novo conflito entre Índia e Paquistão, duas potências nucleares

Enquanto o noticiário internacional dá toda atenção à eleição do novo papa, Leão XIV, outro assunto passou despercebido: o novo conflito que parece eclodir na Caxemira, entre Índia e Paquistão. Trata-se de um conflito histórico entre duas potências nucleares, com raízes no processo de decolonização dos dois países na década de 1940.

O pontífice anterior, Francisco, fez diversas declarações em favor da paz — em especial, pelo fim do conflito na Faixa de Gaza. Entretanto, tanto no caso da invasão da Palestina por Israel quanto da guerra entre Rússia e Ucrânia e do conflito entre Índia e Paquistão nota-se uma ausência ou negligência da comunidade internacional. Nas palavras do professor Reginaldo Nasser, estamos “totalmente desprovidos de autoridade internacional. As declarações não surtem efeito nenhum”. Saiba mais.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.