A ordem internacional à deriva
Reginaldo Nasser comenta o novo conflito entre Índia e Paquistão, duas potências nucleares
Enquanto o noticiário internacional dá toda atenção à eleição do novo papa, Leão XIV, outro assunto passou despercebido: o novo conflito que parece eclodir na Caxemira, entre Índia e Paquistão. Trata-se de um conflito histórico entre duas potências nucleares, com raízes no processo de decolonização dos dois países na década de 1940.
O pontífice anterior, Francisco, fez diversas declarações em favor da paz — em especial, pelo fim do conflito na Faixa de Gaza. Entretanto, tanto no caso da invasão da Palestina por Israel quanto da guerra entre Rússia e Ucrânia e do conflito entre Índia e Paquistão nota-se uma ausência ou negligência da comunidade internacional. Nas palavras do professor Reginaldo Nasser, estamos “totalmente desprovidos de autoridade internacional. As declarações não surtem efeito nenhum”. Saiba mais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.