A luta para salvar mais de 1.000 búfalos abandonados à morte
Desde o início de novembro, ativistas, socorristas e veterinários se desdobram para tentar salvar mais de mil búfalas deixadas à própria sorte em uma fazenda em Brotas, no interior de São Paulo. O caso já é considerado um dos piores envolvendo maus tratos a animais […]
Desde o início de novembro, ativistas, socorristas e veterinários se desdobram para tentar salvar mais de mil búfalas deixadas à própria sorte em uma fazenda em Brotas, no interior de São Paulo. O caso já é considerado um dos piores envolvendo maus tratos a animais na história do País. São pelo menos 1.056 animais da espécie, a maioria fêmeas e prenhas, deixadas sem água e comida. O proprietário da fazenda, segundo consta em inquérito policial, está arrendando as terras para o cultivo de soja e transformou os pastos em campos de plantações. As búfalas eram utilizadas para a extração de leite.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.