A luta de Glauber pelo mandato e contra um ‘vilão’ oculto

No ‘Poder em Pauta’ da semana, o repórter André Barrocal entrevista o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ)

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) encerrou a greve de fome após um aceno do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de que seu processo de cassação não chegará logo ao plenário. A pausa permitiu ao psolista recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) contra a decisão do Conselho de Ética de cassá-lo, mas o deputado teve uma surpresa. A CCJ pisou no acelerador e, em dois dias, preparou um parecer contrário ao recurso. O texto irá a votação na comissão em 29 ou 30 de abril. No dia da apresentação do relatório do deputado Alex Manente (Cidadania-SP), Glauber defendeu-se e, mais uma vez, apontou o dedo para aquele que considera o vilão oculto por trás de seu calvário: Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara, a quem ele acusado de mau uso de verbas de emendas parlamentares. Sobre esses assuntos, o repórter André Barrocal entrevista Glauber Braga

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.