A inteligência artificial vai superar a mente humana?

O neurocientista Miguel Nicolelis é o entrevistado da semana no ‘Brasil no Divã’

O neurocientista Miguel Nicolelis é um dos mais respeitados nomes da pesquisa brasileira. Um dos pioneiros na tecnologia de interface entre homem e máquina no país, é também autor de livros como “Muito além do nosso eu”, “O cérebro relativístico” e “O verdadeiro criador de tudo”. Em entrevista à socióloga e psicanalista Ingrid Gerolimich, o professor Miguel Nicolelis trata dos avanços da inteligência artificial (IA), a popularização de ferramentas como o ChatGPT e o tamanho do “hype” produzido pelas novas tecnologias. Para o pesquisador, a AI não será capaz de superar a inteligência humana ou a nossa criatividade – mas poderá causar impactos significativos em nossa sociedade e no mundo do trabalho. Saiba mais na nova edição do programa Brasil no Divã.

Cacá Melo

Cacá Melo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar