‘A esquerda precisa de um programa radical e anticapitalista’
‘Há uma esquerda profundamente institucional e simultaneamente fanática’, afirma historiadora
Diante de uma extrema-direita violenta, organizada pela burguesia e que percebeu o fim do pacto social do pós-Guerra, a esquerda precisa apresentar um programa radical, anticapitalista, capaz de transformar, de fato, o cotidiano dos cidadãos, defende a historiadora portuguesa Raquel Varela. Especialista em revoluções e no movimento operário, fundadora do jornal online Maio, apoiado por sindicatos e organizações sociais de seu país, a professora da Universidade de Lisboa critica não só a acomodação do campo progressista, mas o sectarismo de certas correntes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

