A epidemia da ansiedade e a sociedade da exaustão

Ingrid Gerolimich recebe o psicólogo e escritor Alexandre Coimbra Amaral no novo episódio do ‘Brasil no Divã’

Psicólogo, palestrante e escritor, Alexandre Coimbra Amaral é autor de livros como “Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise”, “Toda ansiedade merece um abraço” e “A exaustão no topo da montanha”. Em entrevista à socióloga e psicanalista Ingrid Gerolimich, ele fala sobre o aumento de diagnósticos de doenças mentais nos dias de hoje e qual é a parcela de responsabilidade de nossa sociedade nessa situação. Quais as consequências das cobranças excessivas por produtividade e do excesso de consumo de informação na vida dos brasileiros? Saiba mais no novo capítulo do ‘Brasil no Divã’.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.