A despedida de Francisco, o papa estadista e progressista
“Política na Veia” conta com a participação de Sergio Lirio, redator-chefe de CartaCapital; do jornalista Luis Nassif, do Jornal GGN; e do cientista político Claudio Couto, do canal do YouTube e podcast Fora Da Política Não Há Salvação
O episódio desta semana do podcast “Política na Veia” trata do falecimento do papa Francisco. O líder da Igreja Católica faleceu na madrugada da segunda-feira 21 e seu velório deve ter início nesta quarta-feira 23. Nos bastidores do Vaticano, entretanto, já começaram os jogos políticos para a sucessão do pontífice. A equipe do “Política na Veia” comenta o processo eleitoral do Conclave, as expectativas para o futuro papa e o legado de Francisco. Ainda nesta edição: o início do julgamento do segundo núcleo dos golpistas no Supremo Tribunal Federal (STF), o debate sobre a Anistia no Congresso, os 40 anos da morte de Tancredo Neves e as novas polêmicas em torno das contas do governo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.