ToqueTec
Um relógio para quem não abre mão do vinil
A AndoAndoAndo é uma empresa de design que faz produtos memoráveis com design diferenciado e foco em tornar vestível o inusitado. Um exemplo é o seu The Vinyl, um relógio para os amantes dos toca discos. Mas que todos adorariam ter
Um tocadiscos no pulso: é assim que o The Vinyl Record Player Automatic Watch, da AndoAndoAndo, é descrito por fãs de relógios e de vinil. Inspirado diretamente na clássica vitrola Technics SL1200, ícone entre DJs e colecionadores, o modelo transforma o ato de ver as horas em uma pequena performance analógica, com disco e “agulha” em oposição aos smartwatches espalhafatosos e com milhares de funções.
Criado na Finlândia
O relógio é assinado por Yu Ando, fundador da AndoAndoAndo, uma micromarca de relógios com base em Helsinque, na Finlândia. Designer de formação, Ando passou anos trabalhando com texto e projetos criativos até, em 2019, retomar a vocação original, desenhar o primeiro modelo da marca e lançar oficialmente a empresa em 2020, com a proposta de criar peças sem amarras de gênero, idade ou dress code. Os produtos deveriam ser, antes de tudo, bonitos, com personalidade própria e combater o mundo de pulseiras pretas e sem graça.
Leia também:
O The Vinyl Record Player Automatic Watch nasce dessa mesma filosofia: é um relógio automático de nicho, pensado para quem enxerga o pulso como extensão de identidade cultural. A própria AndoAndoAndo assume que ele “não é exatamente uma peça para te mostrar as horas (embora faça isso bem), mas para contar ao mundo que tipo de pessoa você é: um amante sofisticado de música”.
Como funciona o mostrador em forma de vitrola
O mostrador do Vinyl Record Player Automatic Watch reproduz, em miniatura, a lógica visual de um tocadiscos. Sem ponteiros tradicionais, o tempo é marcado por três elementos que remetem ao ritual de ouvir vinil:
- Disco/hora – O centro do mostrador traz um “rótulo” circular com o logo “A” da AndoAndoAndo. Esse disco gira lentamente e a ponta da letra A indica a hora atual, substituindo o ponteiro de horas.
- Braço de leitura/minutos – O ponteiro de minutos é um minúsculo braço de tocadiscos que gira sobre os sulcos gravados no mostrador. Ele não aponta milimetricamente para cada minuto, e o próprio designer brinca que é para o usuário “interpretar a leitura”, assumindo um caráter mais lúdico do que de cronógrafo de precisão.
- Disco de segundos – No centro, um pequeno disco gira para marcar os segundos. O “zero” é quando o texto gravado fica legível na posição original. Esse disco é luminescente e brilha em azul no escuro, dando a sensação de que o pequeno vinil está sempre rodando, mesmo à noite.
- Os sulcos gravados no dial emulam a textura de um LP, e o conjunto foi desenhado para que, à primeira vista, o relógio pareça de fato um tocadiscos em miniatura. A mensagem é clara: mais do que precisão absoluta, o foco está na experiência estética e na conexão emocional com a cultura do vinil.
Para quem é esse relógioconceito
O The Vinyl Record Player Automatic Watch não tenta competir com relógios de luxo tradicionais em status corporativo, e sim ocupar um nicho bem específico de:
- Colecionadores de microbrands e entusiastas de relojoaria independente.
- Fãs de música analógica, DJs e donos de tocadiscos, especialmente admiradores da Technics SL1200.
- Público que busca relógios automáticos com forte componente de design, storytelling e identidade cultural.
O produto chama atenção de quem gosta de design limpo e novidades. Não é encontrado à venda diretamente no Brasil. Mas se você quiser comprar e estiver disposto a desembolsar ao redor de 3 mil reais, pode pedir para um amigo na Europa trazer para você. Ou ainda tentar uma compra e entrega à distância. Para os apaixonados, não é uma atividade tão desgastante.
Este conteúdo foi criado com auxílio de inteligência artificial e supervisionado por um jornalista do ToqueTec
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



