ToqueTec

Samsung com Perplexity: a TV que responde e conversa com você

O mundo das smart TVs está passando por uma transformação clara: as telas gigantes já não servem apenas para assistir filmes e séries. Agora elas também interagem com você de maneira inteligente. A nova aposta da Samsung incorpora capacidades de inteligência artificial avançada direto às […]

Samsung com Perplexity: a TV que responde e conversa com você
Samsung com Perplexity: a TV que responde e conversa com você
Apoie Siga-nos no

O mundo das smart TVs está passando por uma transformação clara: as telas gigantes já não servem apenas para assistir filmes e séries. Agora elas também interagem com você de maneira inteligente. A nova aposta da Samsung incorpora capacidades de inteligência artificial avançada direto às suas televisões, e uma das parcerias mais comentadas é a com a plataforma de IA Perplexity. 

O que é essa IA integrada às TVs Samsung

Nos modelos mais recentes da linha com Samsung Vision AI, a empresa adicionou a tecnologia de IA conversacional e generativa que usa a Perplexity como motor de respostas inteligentes para perguntas e pesquisas diretamente na tela da TV. 

Leia também:

Essa integração é parte do recurso chamado Vision AI Companion, um ambiente multimodal que vai além de comandos básicos de voz, permitindo que os usuários façam perguntas complexas, recebam informações em tempo real e explorem conteúdo de maneira interativa, sem precisar trocar de dispositivo. 

Quais modelos da Samsung já contam com isso?

No Brasil, a novidade está disponível para os televisores da linha Vision AI a partir dos modelos QLED Q7F ou superiores. São TVs QLED avançadas lançadas a partir de 2024 que podem receber a integração com Perplexity via app ou atualização de software. 

Essa linha inclui (entre outros):

  • QLED Q7F e superiores
  • TVs com tecnologia Neo QLED, OLED e modelos com Vision AI em suas versões 2025
  • TVs que já rodem o sistema Tizen atualizado com suporte à Vision AI

Em muitos mercados, a Samsung está expandindo esse suporte para modelos 2023 e 2024 por meio de atualização do sistema operacional. 

Como essa IA pode ser usada pelas famílias

A integração do Perplexity transforma a TV em algo além de entretenimento. Algumas possibilidades de uso incluem:

  • Perguntas de cultura geral e pesquisas rápidas (ex.: “Quem dirigiu o último filme da Marvel?” ou “Qual a capital da Nova Zelândia?”)
  • Planejar viagens ou atividades (rota, clima, dicas de destinos)
  • Sugestões de filmes e séries — baseado no que está assistindo agora
  • Responder curiosidades em tempo real enquanto assiste TV
  • Interagir por voz, pressionando o botão de IA no controle ou utilizando o teclado da tela
  • Buscar críticas, sinopses e informações sobre atores, filmes e séries

As respostas aparecem em cartões visuais otimizados para tela grande, com texto claro, resumos e links de referência quando as interações requererem.

O que a IA faz dentro da TV

Essa IA não é apenas um “assistente de voz simples” que muda canal ou ajusta volume; trata-se de um motor de respostas avançadas que:

  • Entende perguntas em linguagem natural
  • Busca informações em tempo real ou de forma contextual
  • Fornece respostas explicativas, não apenas links
  • Oferece integração direta com o conteúdo da TV e apps

Tudo isso sem a necessidade de outro aparelho — trazendo ao usuário uma experiência de pesquisa e conversa em uma tela de 50, 65 ou 85 polegadas. 

Vale a pena?

A Inteligência Artificial está cada vez mais integrada à vida das famílias. A incorporação a objetos de uso cotidiano deve acelerar esse processo pois a ferramenta começará a frequentar outros momentos da casa. O que isso pode gerar:

  • Comodidade: pesquisa e curiosidades respondidas sem pegar smartphone ou notebook
  • Interação natural: fala ou digita diretamente na TV
  • Experiência familiar: útil para crianças, adultos e uso educativo
  • Conteúdo contextual: respostas enquanto assiste TV ou faz outra atividade
  • Central de comando inteligente: potencial integração com casas conectadas

Esse tipo de recurso aproxima a TV do conceito de hub de informações da casa, onde a tela deixa de ser apenas passiva e passa a interagir ativamente com o usuário.

Já estão à venda no Brasil?

Sim. As TVs que suportam esse recurso já estão à venda no Brasil na linha Vision AI, incluindo os modelos QLED Q7F e superiores que foram lançados recentemente. A função com Perplexity tende a chegar por software em modelos compatíveis via atualização se ainda não vier instalada de fábrica.
A integração com Perplexity normalmente oferece 12 meses gratuitos da assinatura Pro; depois pode passar a ser cobrada. 

Tendência para o mercado de TVs

A incorporação de IA avançada nas TVs é uma tendência crescente. A Samsung não é a única a investir no modelo. Muitos fabricantes estão transformando suas smart TVs em AI TVs, com recursos como tradução ao vivo, recomendações personalizadas, assistentes inteligentes e busca conversacional. 

A própria parceria com a Perplexity mostra que a Samsung quer que a TV deixe de ser só um portal de filmes e se torne um computador de informações gigante na sala de estar. No futuro, recursos semelhantes devem se espalhar e até competir com assistentes tradicionais integrados a TVs, como Google Assistant, Alexa e outros.

Este conteúdo foi criado com auxílio de inteligência artificial e supervisionado por um jornalista do ToqueTec

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo