ToqueTec

Notebook comprado lá fora vai ficar livre de imposto na volta ao Brasil?

Está avançando na Câmara dos deputados um projeto que mexe num detalhe que afeta a vida de quem busca mobilidade e transita entre o home office e a ida ao escritório: a chance de um notebook comprado no exterior não ser tributado ao entrar no […]

Apoie Siga-nos no

Está avançando na Câmara dos deputados um projeto que mexe num detalhe que afeta a vida de quem busca mobilidade e transita entre o home office e a ida ao escritório: a chance de um notebook comprado no exterior não ser tributado ao entrar no Brasil. A proposta quer considerar um computador portátil por viajante comprado no exterior como bem de uso pessoal. Na prática isso retira a cobrança de tributos no retorno, desde que seja para uso próprio e não haja sinais de destinação comercial.

O projeto é o PL 2204/25, de autoria do deputado Dr. Jaziel (PL-CE). O que avançou mais recentemente foi um substitutivo apresentado pelo relator Zé Adriano (PP-AC) e aprovado na Comissão de Desenvolvimento Econômico. O alvo do projeto de lei é o Imposto de Importação dentro das regras de bagagem acompanhada. Hoje, os notebooks não estão explicitamente listados como uso pessoal como acontece com celulares e relógios. Assim, acabam sendo tratados como bem que entra na cota de valor e pode ser tributado quando excede o limite.

Leia também:

O substitutivo aprovado lista expressamente computador portátil pessoal (notebook, laptop ou similar) como bagagem isenta, com condições: compatibilidade com a viagem e em uso pelo viajante.

O projeto de lei não altera todas as compras. Por exemplo:

– Não muda compras enviadas por remessa internacional (produto entregue pelos Correios/transportadoras, com regras próprias);

– Não altera a lógica de fiscalização para itens em quantidade, duplicidade ou com indício de revenda;

– Não “zera imposto” para qualquer equipamento novo na caixa: o foco é um notebook com perfil de uso pessoal.

O texto também define que não existe tributação por carca ou origem. Vale para qualquer notebook.  A regra é apenas uma: um único equipamento por viajante e sem qualquer sinal de destinação comercial.

Em que ponto está o PL e qual a perspectiva de aprovação

O PL tramita em caráter conclusivo. Ele já passou pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, mas ainda precisa ser analisado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O caminho parece ser tranquilo, mas é preciso acompanhar. 

Em projetos que mexem com a arrecadação, a Comissão de Finanças tende a exigir justificativa de impacto e aderência às regras fiscais. Depois, a CCJ verifica constitucionalidade e técnica legislativa. Se aprovado nas comissões e sem recurso para votação em Plenário, segue ao Senado; para virar lei, precisa passar pelas duas Casas.

Este conteúdo foi criado com auxílio de inteligência artificial e supervisionado por um jornalista do ToqueTec

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo